Longas filas em cartórios de São Luís são alvo de denúncias na Ouvidoria do Ministério Público do MA
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Os registros mais frequentes são no Cartório de Registro Civil da 3ª Zona, no João Paulo, e da 1ª Zona, na Rua do Egito.
Divulgação/MP-MA
A Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) tem recebido denúncias sobre filas longas em cartórios de São Luís. Os registros mais frequentes são no Cartório de Registro Civil da 3ª Zona, no João Paulo, e da 1ª Zona, na Rua do Egito. Segundo as reclamações, mesmo chegando de madrugada, muitas pessoas não conseguem atendimento por falta de senhas.
Sandra Elouf, ouvidora do MP-MA, afirma que as denúncias incluem fotos e vídeos das filas. Segundo ela, há casos de cidadãos que chegam às 4h ou 5h da manhã e ainda assim não são atendidos.
"Recebemos essas reclamações através do sistema da Ouvidoria e estamos encaminhando aos órgãos e instituições que devem resolver esse problema porque não deve acontecer esse desgaste, essa humilhação que o cidadão está sofrendo, principalmente pessoas idosas”, destaca.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça
As denúncias foram enviadas à Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), à Promotoria de Registros Públicos do MP-MA, à Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular.
“Nós, enquanto ouvidoria, estamos repassando aos órgãos, às instituições que têm por dever, por obrigação, definir essa situação e pôr limite, e inclusive fiscalizar também o que está acontecendo”, explica.
A Ouvidoria do MP-MA recebe denúncias por e-mail, WhatsApp e atendimento presencial. Desde o início do ano, já foram registradas mais de 11 mil reclamações.
“A ouvidoria tem esse papel de interlocução com a sociedade civil, com as instituições, inclusive com o Ministério Público, do qual nós fazemos parte. E o cidadão não fica sem resposta”, ressalta.
Canais de atendimento
Disque: 127
Cadastro de Manifestação
WhatsApp: (98) 99137-1298
Entenda o caso: Serviços de cartórios são criticados pela população da capital
Serviços de cartórios são criticados pela população da capital